FOTO DA NEBULOSA DO CARANGUEJO SUL PARA COMEMORAR O 29º ANIVERSÁRIO DO HUBBLE

Nebulosa do Caranguejo do Sul tem formato de ampulheta e marca o 29º aniversário do Hubble (Foto: Hubble/ESA/NASA)

Está a aproximar-se o 29º Aniversário do telescópio espacial Hubble, uma vez que foi lançado, na sua importante missão de exploração do espaço universal, no dia 24 de Abril de 1990.

Não tendo estado isento de problemas de funcionamento desde o início, temos de o considerar uma das iniciativas científicas mais importantes das últimas décadas, porque veio mudar a maneira como vemos interpretamos e entendemos o universo, através das magníficas e espectaculares imagens que tem captado e registado.

A equipa que está por trás do telescópio, todos os anos por alturas do aniversário do lançamento e com a finalidade de o comemorar compõe uma imagem de um dos objectos por ele analisados e registados. Dizemos compõe porque é efectivamente isso que acontece conforme se pode ver pela infografia que aqui apresentamos.

Este ano, a equipa escolheu Nebulosa do Caranguejo Sul, que resultou da interação de um par de estrelas localizadas no centro, uma gigante vermelha e uma anã branca, sendo assim designada para se distinguir da Nebulosa do Caranguejo, uma remanescente de uma supernova (explosão de uma estrela moribunda) na constelação do Touro, a cerca de 6.500 anos-luz da Terra, que deve o nome ao Pulsar do Caranguejo, uma estrela de neutrões situada no centro de nuvens de gás e poeira.

Esta nebulosa foi identificada pela primeira vez em 1967, mas foi considerada uma estrela comum até 1989, quando telescópios do European Southern Observatory fizeram uma observação directa, mostrando, então, a ampulheta externa que emana da região central brilhante.

Somente quando o Hubble se virou em direção à região onde está a nebulosa, em 1999, é que toda sua bela estrutura foi revelada para nós.