TECNOLOGIA DE BOLHAS PARA REDUZIR CONSUMO E EMISSÕES DOS NAVIOS

A empresa britânica Silverstream Technologies conseguiu um acordo com a empresa de cruzeiros norte-americana Carnival para fornecer uma tecnologia descrita pelo fabricante como um “tapete de micro-bolhas”, desenvolvida pela Silverstream para melhorar a eficiência do combustível.

O Sistema de Lubrificação a Ar da Silverstream bombeia bolhas através de aberturas de ventilação no casco para reduzir o atrito entre o navio e a água. Diz-se que a tecnologia foi testada de forma independente para reduzir o consumo de combustível em 5%-12%, o que, por sua vez, reduz os custos de funcionamento e as emissões de gases com efeito de estufa.

O contrato foi selado com o apoio do Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido, o que levou a outros negócios marítimos com nomes como Grimaldi Group e Lloyd’s Register.

O fundador e CEO da Silverstream Technologies, Noah Silberschmidt, afirmou: “O transporte marítimo é uma das indústrias globais ‘difíceis de descarbonizar’, por isso passámos os últimos anos a testar o nosso sistema de forma independente para apoiar as nossas reivindicações. Queremos tornar-nos um padrão nas novas contruções de navios na indústria e ser o “novo normal” para o transporte sustentável. Ao trabalhar com os melhores parceiros para ajudar o transporte marítimo a melhorar os seus padrões de eficiência, a Silverstream quer ter um impacto positivo e progressivo na indústria e ao fazê-lo, no mundo inteiro.” O negócio está neste momento a ultimar contratos para fornecer mais 15 navios na Europa e Ásia até ao final de 2020. Assinou acordos de retrofit com a Shell LNG, e está a cooperar com a Wartsila nas vendas e serviços para o sistema.