JUVENTUDE EM FLORESCÊNCIA TECNOLÓGICA

10/11/18

Nos últimos três dias, antes de ontem, realizou-se, nesta nossa capital, nos espaços da FIL – Feira Internacional de Lisboa e do Altice Arena, a maior reunião mundial sobre a web, o empreendedorismo e as novas tecnologias designada como “web summit”.

Esta realização de grande importância e impacto mundial, que há três anos se realiza em Portugal, tem já garantida a permanência em Lisboa por mais dez anos, motivando mesmo o alargamento da FIL com mais pavilhões para criar condições ao seu eventual, mas expectável, crescimento.

Na edição deste ano, terão estado cerca de 70.000 participantes de 179 países, realizaram-se 25 conferências, muitos workshops, uma exposição nos 4 pavilhões da FIL e uma agenda normalmente muito preenchida, com centenas de talks e mais de 1.200 oradores.

Se no ano passado o fulcro das atenções esteve na inteligência artificial, expresso na apresentação de robôs inteligentes, que até conversavam com os participantes, já esta ano o foco foram as questões da segurança, da proteção dos dados pessoais e da qualidade das implicações da evolução tecnológica no bem-estar e segurança das pessoas e da sociedade.

Entre os oradores estiveram, nomeadamente, o Secretário Geral da ONU, Eng. António Guterres, o Comissário Europeu para a Ciência e Inovação, Carlos Moedas, o “pai da internet” Tim Berners-Lee, muitos Presidentes e CEO’s das grandes multinacionais do sector, por exemplo o presidente da Microsoft Corporation, o CEO da Twitch, a CEO do site Booking.com, o presidente da Google Europe ou o fundador do Revolut, altos políticos ou ex-políticos, como foi o caso de Toni Blair, enfim muitas cabeças pensantes, com influência na evolução da vida e da economia mundial. E, como não podia deixar de ser, o encerramento coube ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta realização foi grande e muito relevante não tanto pela participação dos nomes importantes que atrás referi, mas sim pela explosão de juventude funcional, que ali aconteceu. Foi o mundo inteligente das várias partes do planeta a encontrar-se, a trocar experiências, a apresentar para todos os seus sonhos, os seus caminhos para a evolução da humanidade.

Eu diria, lembrando-me do nome de um evento que marcou a minha adolescência, o que ali se passou, oque ali tivemos foi juventude em florescência tecnológica.