PORTUGAL E BRASIL, É QUE SÃO IRMÃOS! BOLSONARO, É UM ENGANO!

10/01/19

No passado dia um de Janeiro tomou posse o novo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que os brasileiros legitimamente escolheram nas recém realizadas eleições do Brasil.

A democracia é assim, o povo é que escolhe através do voto. O povo brasileiro escolheu. Nada a dizer.

No discurso de posse Bolsonaro fez questão de reafirmar o que já em campanha tinha afirmado, nomeadamente que ia banir o socialismo e o comunismo do Brasil, ou seja, contrariar a democracia que o elegeu e que legitima essa eleição.

Nas primeiras horas, Bolsonaro anunciou que vai demitir os funcionários com ideias “comunistas”; extinguir a Justiça do Trabalho por “excesso de direitos” para os trabalhadores; libertar as chefias diplomáticas para nomeações políticas; privatizar a Eletrobras, apesar do veto do Congresso; impor a prisão de condenados em segunda instância; extinguir o Conselho de Segurança Alimentar, que orienta o combate à fome e o Bolsa Família; aumentar a idade da reforma. Aproveitou também para retirar 8 reais ao aumento do salário mínimo que já tinha sido aprovado pelo Congresso.

Dada a grande comunidade portuguesa no Brasil bem como as muito antigas relações entre os dois povos e os dois países não se estranha que tivéssemos estado representados, ao mais alto nível nessa tomada de posse, pelo Presidente da República.

Também não se estranha, antes pelo contrário, que o nosso Presidente tenha reunido com o Presidente brasileiro, onde terão dito um ao outro o que lhes pareceu mais adequado aos interesses dos dois países. O que se estranha, verdadeiramente, pelo menos eu estranho, foi o que foi dito aos jornalistas depois desse encontro a sós: “Como eu disse, e como disse o Presidente Bolsonaro, era uma reunião entre irmãos, e entre irmãos o que há a dizer diz-se rápido, como se diz em família, e há uma empatia natural entre povos que facilita fazer passar a mensagem.”

Irmãos?! Senhor Presidente! Então e a demarcação que os portugueses mereciam? A demarcação da democracia portuguesa? Portugal e o Brasil é que são irmãos! Bolsonaro é um engano!